O poder de mudar o futuro

São Caetano do Sul, tem cerca de 156.000 habitantes, em apenas 15,36 km2. Natural imaginar então que a revitalização e reurbanização de um espaço como o Espaço Cerâmica, que compreende quase 2,0% da área total da cidade, tenha a atenção e o cuidado do poder público para que tudo aconteça de forma satisfatória, conforme o planejado.

cidades-scsEspecialmente para que venha a ser um padrão a ser seguido, ainda que parcialmente, para o restante da cidade. Afinal diversos bairros de São Caetano do Sul já dão sinais de que, sem revitalização, sofrerão em um futuro próximo.

O site “Investe São Caetano”, da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, cita:

“As autoridades locais entendem que a união do poder público com a iniciativa privada proporcionará à cidade de São Caetano do Sul a criação de um pólo de desenvolvimento que se transformará num novo marco econômico para o município e uma referência no setor de serviços voltados para a tecnologia. Mais do que isso, o Espaço Cerâmica vai atrair investimentos, contribuir com a arrecadação municipal e gerar milhares de empregos. “

De fato isso é o que se deveria esperar desse projeto, que recebeu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. Mas infelizmente o Artigo 25 da Lei 5.056, assinada em 16.12.2011 pelo ex-prefeito José Auricchio e aprovada na Câmara Municipal, trabalha decisivamente para que grande parte dos resultados não sejam obtidos. Esse artigo inibe a instalação de infraestrutura no novo e revitalizado bairro.

Inibe que as modernas instalações subterrâneas, inéditas na cidade e na maior parte do Brasil, sejam utilizadas conforme foram planejadas. E se elas não forem adequadamente utilizadas, corre-se o sério risco do empreendimento não comportar no futuro todos os investimentos para os quais foi planejado.

10801583_875969249080896_1335085237803699520_nInibe que empresas venham para a cidade e gerem empregos. Inibe que a sociedade desfrute da plenitude dos resultados desse empreendimento. Inibe, em última análise, que a arrecadação de São Caetano do Sul cresça em decorrência desse importante projeto de reurbanização e revitalização.

O que deveria ser um modelo de desenvolvimento para a cidade, que hoje vive o desafio de reencontrar sua vocação, embora isso infelizmente ainda passe desapercebido para muitos, vira objeto de disputas políticas. Vira objeto de vaidades.

Uma pena. E quem sofre com isso? Eu, você, as empresas, a populacão da cidade. Todos nós. Porque em razão da manutenção desse Artigo da Lei, a cidade dá sinais claros de que não se importa com a modernidade e com a criação dos fatores de atração de novos investimentos. Em razão disso a arrecadação sentirá os efeitos no médio e no longo prazo. Porque quem decide investimentos, entende isso como um sinal de elevação de riscos. E investimentos fogem de riscos. Sempre.

E quando a arrecadação de uma cidade cai, todos perdem.

São muitas as comprovações práticas pelo Brasil (para não citar o resto do mundo) de que quando o poder público toma medidas desenvolvimentistas, o investimento vem. Mas, infelizmente, a recíproca é verdadeira!

madero_harbourMas eu acredito que nosso atual prefeito, Dr. Paulo Pinheiro, enxergará o problema com clareza e revogará rapidamente o “inexplicável” Artigo 25 dessa Lei criada por seu antecessor. Seria um maravilhoso presente de Natal para todos os que decidiram investir ou morar no Espaço Cerâmica.

Não, não. Mais do que isso…

Seria um maravilhoso presente de Natal para toda a cidade de São Caetano do Sul. Por que se isso acontecer estaremos no caminho de repetir na cidade os resultados que muitas outras já conseguiram com processos de reurbanização e revitalização similares. Que trouxeram progresso, aumento da arrecadação e bem estar para a população de toda a cidade, não apenas da área revitalizada. Buenos Aires na Argentina, com Puerto Madero. Bilbao na Espanha. Curitiba e Rio de Janeiro no Brasil. Entre muitos outros exemplos.


E estaremos no caminho de dar à São Caetano do Sul uma nova vocação. E novamente sermos lembrados como uma cidade inteligente, estruturada, em crescimento. Diferenciada. Um lugar fantástico e maravilhoso para se viver.

Dr. Paulo Pinheiro, o nosso futuro está em suas mãos!

O Sr. tem, ao revogar o Artigo 25 da Lei 5.056, o poder de mudar o futuro e dar um importante passo para uma nova cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s